A única coisa que eu sabia que não queria ser quando crescesse era médico, enfermeiro, etc., qualquer profissional da área de saúde enfim. Saber o que queria ser, que é bom, nada...
Mas não vou escrever sobre isso neste post. Só comecei pra dizer que finalmente achei minha paixão quando comecei minha faculdade de Administração. Descobri que o que eu queria mesmo era ser mega empresário. Mega. Também não vou escrever sobre isso neste post.
Mas eu precisava fazer essa introdução para dizer que eu sempre fico julgando os empresários, principalmente quando não concordo com a forma como eles gerem seus negócios. Fico pensando como eu faria diferente. Mas aí eu penso: ok, do lado de fora todo mundo é bom. E "baixo minha bola".
Então, para ilustrar, vou contar aqui a minha última discordância. Essa aconteceu pra fechar o ano.
Há pouco mais de um ano, cansado de ligar pra pedir garrafão de água, também cansado de esquecer de ligar pra pedir garrafão de água, resolvi comprar um purificador de água.
Na ocasião, a vendedora me disse que o filtro (essa peça aí da foto, que era branquinha quando nova) deveria ser trocado a cada 6 meses.
Pois bem, resolvi que está na hora de trocar o tal filtro. E aqui que começa meu processo de julgamento:
Fico pensando, em quantos purificadores essa empresa já vendeu. Penso que cada pessoa que um dia comprou um, foi por que achou necessário eliminar as impurezas da água antes de bebê-la. Acredito que cada uma delas acharia uma boa ideia trocar o filtro do aparelho para que ele continuasse a servir ao seu propósito. Já que sem o filtro funcionando, o purificador se torna inútil.
Tudo isso parece muito óbvio, certo? Se é assim, quantos clientes "líquidos" e certos essa empresa tem, para oferecer filtros novos? E qual seria a dificuldade de vender esses filtros a pessoas que já os compraram antes? Afinal, tudo indica que elas já estão convencidas, certo? Na verdade, elas até já concordaram com isso, quando da aquisição do purificador!
O que estou dizendo, por experiência própria, afinal, eu sou uma dessas pessoas, é que essa empresa tem compradores para esse filtros pro resto da vida! A cada 6 meses!
Então, é aí que eu fico revoltado por não ter recebido um telefonema, um e-mail, uma mensagem de texto, um WhatsApp dizendo: Sr. Nicandro, aqui é da empresa que vendeu o seu purificador de água. Estamos ligando por que já está na hora de fazer a manutenção e substituir o filtro, para que o aparelho continue eliminando as impurezas. O senhor pode vir até a loja ou, se preferir, podemos ir até a sua casa e fazer a substituição sem custo adicional. Que dia fica melhor pro senhor?
Fala sério! É difícil isso, produção? Ou eu que estou tão errado?
Ah, mas como é que vão controlar todo mundo que compra filtro? Como é que vão conseguir ligar pra todo mundo?
Meu Deus! Essa é a parte fácil. Um programa de computador resolve isso. E não precisa contratar um hacker, é só fazer uma planilha no excel.
Não tem computador (estou exagerando), anota num caderno! Quando se quer, dá-se um jeito.
Mas, se a empresa fizer isso, não vai ter tempo de fazer mais nada. Vai só ficar substituindo filtros.
Mas aí seria o céu! Entende o que eu digo?
Voltemos à empresa: cheguei lá com o filtro na mão. O senhor parou de jogar paciência e me atendeu (ele tem computador). Eu já estava me imaginando dando uma consultoria, explicando isso que escrevi aqui em cima. Ajudando a criar a tal planilha. Mostrando a mágica de se ter os dados dos clientes (telefones, e-mails, etc).
Mas eu desisti quando eu disse que queria um filtro novo e ele me disse: ué, por que, esse aí não está funcionando?
Feliz 2014...
2 comentários:
Amigo Nicandro,
É isso aí. Não se preocupe com as opiniões. Fale e escreva o que sai do coração e da mente. Afinal, o mundo é mundo porque alguém pensou e não guardou pra si.
Se quiser mais uma companhia, acesse o http://blogdomartinscoelho.blogspot.com.br/
Abraços e boa sorte!
Martins
Muito obrigado pelas palavras, Martins!
Vou dar uma passada por lá sim, senhor.
Felicidades aí em Pasárgada :)
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